Curso de Filosofia I

CURSO DE FILOSOFIA 

LIVRO I

O primeiro livro do nosso curso de filosofia consiste na propedêutica ao pensamento filosófico e envolve: a introdução ao pensamento filosófico, a Lógica (informal, formal e matemática) e temas básicos de Antropologia filosófica.


Capítulo I: Introdução à Filosofia


Considerem o seguinte texto:

Blanche. Henri Bergson, 1891.
“Há uma coisa que todos aqueles dentre nós que ensinam história da filosofia puderam notar, todos aqueles que têm ocasião de voltar freqüentemente ao estudo das mesmas doutrinas e aprofundá-las assim cada vez mais. Um sistema filosófico parece, primeiramente, erguer-se como um edifício completo, de uma sábia arquitetura, onde tudo está disposto para que possamos alojar comodamente todos os problemas. Experimentamos, ao contemplá-lo assim, uma alegria estética reforçada pro uma satisfação profissional. Com efeito, não somente encontramos ali a ordem na complicação (uma ordem que, algumas vezes, agrada-nos completar ao descrevê-la), mas temos também o contentamento de dizer-nos que sabemos de onde vêm os materiais e como a construção foi efetuada. Nos problemas que o filósofo colocou reconhecemos as questões que eram agitadas em torno dele. Nas soluções que ele dá cremos reencontrar, ordenados ou desarranjados, mas apenas modificados, os elementos das filosofias anteriores ou contemporâneas. Tal ponto de vista deve ter sido sugerido por esta, tal outro por aquela. Como o que ele leu, ouviu, aprendeu, poderíamos, sem dúvida, recompor a maior parte do que ele fez. Pomos, pois, mãos à obra: remontamos às fontes, pesamos as influências, extraímos as semelhanças, e acabamos por ver distintamente na doutrina aquilo que procurávamos: uma síntese mais ou menos original das idéias em meio às quais o filósofo viveu.” (Bergson, Henri. “A intuição filosófica” in: Conferências; trad. Franklin Leopoldo e Silva. São Paulo: Abril, 1974)

Este é um texto de Henri Bergson, filósofo francês do início do século XX. Ele nos introduz à questão do significado do estudo da filosofia.

Estudar filosofia consiste basicamente em três coisas:


  •           Estudar as disciplinas ou ciências filosóficas
  •          Conhecer a história da filosofia e a tradição filosófica
  •      Empreender a intuição filosófica e construir a experiência filosófica

Chamamos de disciplinas ou “ciências” filosóficas, os ramos da filosofia que tem seus objetos específicos: a lógica, a estética, a ética, a epistemologia, a ontologia, etc.

história da filosofia é constituída pelo conjunto de produções filosóficas. Estudar história da filosofia significa penetrar nos textos e no pensamento dos filósofos do passado. Já a tradição filosófica, é o conjunto de problemas e sistemas resolutivos legados por esses filósofos em suas obras.

Finalmente, a experiência filosófica é uma forma específica de pensamento. De modo que o pensamento humano se produz em três direções fundamentais:


  •  O  pensamento artístico: a arte como forma de pensamento, compreensão e ação no mundo.
  •  O  pensamento científico: a ciência como forma de pensamento, compreensão e ação no mundo.
  •  O  pensamento filosófico: a filosofia como forma de pensamento, compreensão e ação no mundo.

Somente fazendo a experiência do pensamento filosófico é que, desde o seu interior, poderemos definir o que seja esse pensamento. E o curso de vocês, que é um curso de introdução à filosofia, visa justamente deixá-los “por dentro” desse pensamento. E espero que, ao fim do nosso trabalho, vocês já possam, assim como pensam científica e artisticamente, também pensar filosoficamente. 



***



Nenhum comentário: