sexta-feira, 12 de abril de 2013

Filósofo do dia: Sêneca

Rubens. Der sterbende  Seneca. 1612.

A morte de Sêneca permanece instrutiva para os que se dedicam à filosofia: mostra os riscos e
responsabilidades de um ofício, cujos louros são sempre colhidos pelos inaptos e a infâmia pelos probos.

É verdade que o pouco conhecimento que hoje se têm dos clássicos romanos anuviou o severo juízo histórico sobre o filósofo: “homem corrupto, modelo de todas as baixezas”, menciona Leoni[1]. Contrariamente à Cícero, cujas autodefesas em irresistível oratória podem seduzir mesmo os admiradores de César, de Sêneca restaram-nos somente suas reflexões filosóficas e as acusações contra seu caráter.

A juventude de Sêneca ele o passou o tumultuado ambiente da formação do Império, quando ato após ato dos césares, da República já se ia restando somente o nome e o senado se convertia num conselho de intrigas. Vindo da Espanha, tal como Lucano, Quintiliano e Marcial, Sêneca assistiu ao esse movimento que, de Augusto a Nero, seu algoz, retirava ao Senado todas as prerrogativas.

Como é óbvio, a República não caiu de um dia para a noite.  Augusto, fundando o império, deixou a seus sucessores a tarefa de consolidá-lo e enterrar o ideal republicano, sob a sombra da guerra civil e do golpe de estado. Tibério começou a perseguição aos seus adversários e Calígula, talvez enlouquecido prodigalizou escândalos e crueldades. Teve de ser assassinado. Veremos então o receio da própria morte ser carregada junto ao nome de César como herança a corroer de paranoia o espírito de quase todos os imperadores.

Savolini. La morte di Seneca.1639
Chegando Calígula ao seu justo fim, o exército e a guarda pretoriana elegeram seu tio Cláudio para sucedê-lo e a República suspirou pela última vez. Não fosse por isso, o sonho ainda nutrido no Senado de por fim à “dinastia” dos cesares teria restaurado a República. Mas então a fonte do poder já havia se deslocado, do Senado e das Leis, para o Exército e a força: foi quando César atravessou o Rubicão lançando ao ar, ou melhor, à guerra a sorte de Roma – alea ajacta est! -

Tendo adotado Nero, filho de sua segunda mulher Agripina, como herdeiro e sucessor, Cláudio morre, provavelmente envenenado, sem poder revogar o ato. A ideia, terrível a um século atrás, de uma monarquia hereditária, já se havia estabelecido e o bastardo se torna imperador de Roma, praticamente ainda uma criança. Sêneca que fora desterrado graças às intrigas da primeira mulher de Cláudio, Messalina, retorna a Roma a pedido de Agripina para ser tutor de Nero, ainda antes que este tenha subido ao trono.

Sêneca passa a conselheiro quando Cláudio, graças a Agripina, torna-se deus ao comer cogumelos[2].  Passados os primeiros bons anos do governo de Nero, em que a influência de Sêneca e Afrânio, mitigaram a sordidez do príncipe, a sordidez de Agripina conduz o império à loucura: tanto fez essa mulher que foi morta pelo próprio filho e Afrânio fora talvez envenenado. Sem nada mais poder fazer, Sêneca pede ao imperador para se retirar da vida pública.

Mesmo no isolamento, contudo, Sêneca não escapou da paranoia de Nero e, quando em 65 a.d, uma conjuração é descoberta contra o imperador, é também contra o antigo preceptor que a ira de César desaba. Leoni, com base nos Anais de Tácito, narra os últimos momentos do filósofo:

David. La mort de Sèneca. 1773
“O núncio imperial foi pela tarde à ‘vila’ suburbana de Sêneca, enquanto este jantava com a esposa e dois amigos. Introduzido, o núncio expõe a acusação de ter Sêneca participado da conjuração. O velho nega energicamente e pede ao tribuno que lembre a Nero como ele não tinha espírito dado à mentira, quer por adulação quer por servilismo. Volta daí a pouco o tribuno com a ordem fatal. Sêneca não se abala e pede as tábuas do testamento; tendo respondido que lhe é vedado, dirige-se aos amigos: “Se não me é dado atestar-vos de outra forma meu reconhecimento, deixo-vos o que posso: a imagem de minha vida virtuosa’. E consolando os amigos desesperados, abraça a esposa, Pompéia Paulina: esta pede a graça de morrer com ele. Um mesmo golpe corta as veias de seus braços. Mas do corpo do velho exausto lentamente saía sangue: outras veias são cortadas para apressar a morte; e ele mesmo continua a falar, ditando palavras que, no dizer de Tácito, se tornaram populares. À esposa, no entanto, transportada para outro quarto, por ordem do imperador lhe foi impedida a morte. Sêneca, vendo que as muitas feridas não bastavam, bebe uma porção de veneno; em seguida, toma banho de agua quente, depois um banho de vapores quentes: faltam-lhe as forças e adormece, placidamente, no sono da morte”[3]


Os estoicos, tendo colhido de Sócrates esse bom ensinamento sobre a morte, souberam pô-lo em prática, e Sêneca, talvez o maior dos estoicos romanos, tem a morte a mais semelhante a do antigo mestre grego. As obras de Sêneca são, assim, um convite à arte do bem viver e do bem morrer.


[1] Leoni, G.D. Estudo introdutivo às obras de Sêneca. Sâo Paulo: Editora Atena, 1957, p. 11.
[2] É uma anedota do próprio Nero que dizia que os cogumelos eram alimentos dos deuses, já que Cláudio, por causa dos cogumelos tornou-se um deus. Id. Ibid. p. 16.
[3] Id. Ibid. p. 20-21.

Nenhum comentário: